Posse

Marco Maciel foi eleito em 18 de dezembro de 2003 para a Cadeira nº 39, sucedendo Roberto Marinho. Ele foi recebido em 3 de maio de 2004 pelo também acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

No discurso de posse, Maciel destacou que a ABL “mantém-se fiel aos elevados propósitos de guardar a cultura da língua e da literatura nacional, conservar a tradição sem abandonar-se à rotina, viver imersa na história das transformações que se operam no Brasil e no mundo”.

Marco Maciel escreveu os livros “Vocação e Compromisso”, “Educação e Liberalismo”, “Liberalismo e Justiça Social”, “Idéias Liberais e Realidade Brasileira”, “Tempos de Mundialização”, “Reformas e Governabilidade”, “Palavras, ações, obras” e “Política das Ideias”.

O acadêmico também é autor de mais de uma centena de plaquetes de assuntos de relevância para a sociedade brasileira. Estão entre os títulos “O Mar de 200 Milhas e o Desenvolvimento Nacional”, “Reforma Tributária”, “Simplificação das Leis”, “Agricultura: nova fronteira”, “Trabalho e Sindicalismo”, “Educação, liberdade e liberalismo”, “Educação de jovens e adultos”, “Política & Ética”, “Arbitragem e avanço institucional”, “Seca e Desertificação” e “Por que a crise é contemporânea?”.



Leia aqui a íntegra do discurso de posse.


Leia aqui o discurso de recepção.